quinta-feira, 30 de junho de 2011

Quindim, o Foguete das Estrelas! Parte 1!

Montando o nosso foguete lindo!






  Essa é a primeira semana, iniciando a confecção no Foguete das Estrelas, mais conhecido como Quindim!
Bom metabolismo pessoal! Aguardem por mais fotos do Quindim! Pois ele vai voar (eu realmente espero que sim!)

Fungos

Reino Fungi

Os fungos são seres que podem ser uni ou pluricelulares, micro ou macroscópicos, eucariontes, são aclorofilados ( não possuem clorofila ), gostam de lugares quentinhos, úmidos e escurinhos, são todos heterótrofos, ou seja, não produzem seu próprio alimento, eles se alimentam através da absorção de nutrientes.
O corpo dos fungos pluricelulares é formado por filamentos, as hifas, que se agrupam formando o micélio responsável pela fixação e pela nutrição.
Como material de reserva energética, os fungos apresentam o glicogênio.
Os fungos, possuem importâncias ecológicas, econômicas e médicas. Formação de líquens (associação de mutualismo entre fungos e algas), fermentação alcoólica (como o nome já diz produz álcool) através do fungo denominado levedura e com a descoberta do fungo Penicillium chrysogenum (penicilina) vários antibióticos foram desenvolvidos para o combate às doenças humanas, são exemplos de cada importância dos fungos, respectivamente.
Além de nos beneficiarem, eles também podem nos prejudicar com alergias, como bronquites, asmas, rinites, micoses, sapinho e outras.
A reprodução dos fungos é apenas assexuada, mas nesse processo a uma "subreprodução" sexuada. É como se fosse sexuada dentro de assexuada. Essa reprodução ocorre por meio da esporulação. São produzidos esporos pelos esporângios e quando levados pelo ventos para outros locais, se fixam e germinam gerando novos fungos.
Nossa experiência aconteceu isso. Pegamos fatias de pão, molhamos elas, colocamos dentro de um saquinho plástico e deixamos em uma caixa no escurinho. Batemos fotos das fatias antes de serem colocadas na caixa. Vamos tirar outras fotos para mostrar o resultado final. Essa é a foto que temos:

As informações foram passadas, e mais fotos virão até o fim de julho. Beijinhos e...
Bom Metabolismo!

Microscopia

O microscópio é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas com muitos detalhes. Insetos, plantas, células, bactérias...Muitas coisas que não podem ser vistas nem analisadas a olho nu.
A microscopia é super importante para a descoberta do funcionamento de vários organismos e assim ajudando o homem a desenvolver as milhares de informações científicas que temos hoje.
É simplesmente FASCINANTE olhar coisinhas minúsculas, ampliadas 40, 50 ou até mais vezes. Coisas pequenas que parecem não ter conteúdo, no miscroscópio se tornam encantadoras pela possibilidade de estr enxergando coisas que não conseguimos ver sem a ajuda deste aparelho.
Sabe aquele fio de cabelo de propaganda de xampu? É igualzinho!!! Só que claro, os que foram testados não chegam nem perto daqueles "espinhos" dos fios danificados que eles mostram na tv! Vimos também um pouco da nossa saliva. Hmmm...Eu sei, delícia né!? E perninha de inseto também.
Ahh, e eu já ia esquecendo, para acrescentar um pouco mais de cultura em nosso blog, saiba quem provavelmente inventou o microscópio.
"Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi Antonie van Leeuwenhoek (1632 - 1723)."





Vamos procurar algumas fotinhos e elas logo logo serão postadas aqui, beijinhos!
Bom Metabolismo pra vocês!

terça-feira, 10 de maio de 2011

sábado, 7 de maio de 2011

ReFiCOFaGe



Reficofage
Como posso estudar a natureza sem errar } bis
Com a taxonomia
Com a taxonomia
Classifico os seres vivos e estudo biologia } bis

reficofage é fácil pra fazer vestibular } bis
Re de reino fi de filo
C de classe, o de ordem
Fa família, ge de gênero e espécie pra acabar } bis

E os nomes científicos compostos vão ficar } bis
Letra grande para o gênero e pequena pra espécie
Em itálico ou negrito posso ainda sublinhar } bis

Ritmo: Peixe-Vivo "Domínio Popular" 


Bom metabolismo pessoal!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Misturas - Laboratório 07/04/2011

 
     Na aula desta quinta-feira realizamos experiências com misturas heterogêneas e homogêneas. Já havíamos visto os processos de separação de misturas em química, então estamos mais familiarizadas com o assunto.

     Mistura é um fenômeno físico, ou seja, não altera a matéria da substância, uma vez que elas podem ser diluídas ou separadas. O fenômeno se torna químico quando envolve a combustão ou a oxidação de determinado elemento.
     Há duas classificações de misturas:
 * Homogênea: monofásico; quando apresenta uma fase (quando vemos uma coisa só).
      Ex.: Água (H2O) + Álcool = Apresenta 1 fase e 2 componentes.
 * Heterogênea: bifásico; duas fases. Ex.: água e óleo.
                            trifásico; três fases. Ex.: água, óleo e areia.
                            polifásico; mais de três fases. Ex.: água, óleo, areia e gelo.

Em laboratório realizamos três misturas:
  - Água e óleo: Separada pelo processo de decantacação fracionada (utiliza funil de separação ou  funil de decantação) ou sifonação.

Decantação fracionada


Sifonação
Água e sal: Separada pelo processo de filtração. Nossa experiência demorou bastante para ser concluída, mas há um processo que acelera a filtração, é a filtração a vácuo.


A terceira e última experiência foi uma mistura de óleo, água e álcool.









Por hoje é isso! Bom metabolismo pra você!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Matemática é cultura!

Dança do complementar!



Complementar! 
É o que vai faltar
Vai, vai faltar
Pra noventa vai

Vai faltar, vai faltar
Vai faltar
Pra noventa vai faltar!

Bom metabolismo! E pra noventa vai faltar! Haha

quarta-feira, 30 de março de 2011

Ciclo do Nitrogênio

Biologia 142 (Tiago Mafra)




Alô, aumenta o som!
Tem alguém me ouvindo?
O ciclo do nitrogênio chegou!

Eu quero pra começar;
Dizer que a 1ª etapa é pra fixar!
Nitrogênio transformado em Amônia (NH3)!

Fixação de todo tipo tem
Física, biológica, industrial também!
Vamos entender o ciclo!

Nitrificação duas etapas tem,
Amônia em nitrito (NO-2) é nitrosação
Nitrito em nitrato (NO-3) é nitratação!

Bactérias importantes são,
Elas ajudam na desnitrificação;
Tudo de novo o ciclo!

Rotação de cultura funciona bem;
A leguminosa ajuda também;
Isso fortalece o ciclo!

Quando a leguminosa decompor;
A adubação verde é o termo;
Nitrogenados ao solo voltou!

E se eu plantar no corredor;
Cultura consorciada vai ter;
Nitrogênio vai aparecer!


(Mumu)

Bom metabolismo!

terça-feira, 22 de março de 2011

quinta-feira, 17 de março de 2011

Fabricação de Microprocessadores


Microprocessadores

       Pelo nome já podemos entender o seu significado. Micro: pequeno; processador: o que processa.
Os microprocessadores estão presentes na placa mãe do computador, em calculadoras, aparelhos de CD e DVD, televisores digitais...
O 1º processador surgiu no ano de 1978, claro que com uma qualidade muito inferior aos que temos nos dias atuais. Existem várias denonimações para distintos processadores. Essa diferença se dá pelo nível de perfeição. Por exemplo, todos eles depois de prontos são testados, e os que ficaram mais perfeitos recebem uma numeração, no seu nome, maior que a do que ficou com uma qualidade inferior, ou seja, o mais perfeito tem capacidade maior de processar, sendo assim mais rápido. Eles são também semicondutores, ora conduzem, ora não conduzem sinais (que são como deveres, tarefas que o microprocessador deve realizar).
 Suas funções são as mais variadas e as mais importantes, pois sem ele nada acontece. Em computadores eles são programados para executar as mais diversas tarefas. Em rádios e em DVD's, os microprocessadores são especializados em processamento digital de sinal de áudio e vídeo.
 A base para a construção deles, é o silício, presente com 99,9999 %. Os microprocessadores, recebem de sete à oito camadas de compostos, em diferentes áreas do wafer, onde é o início de tudo.

Atrás de um microprocessador. 

O microprocessador é apenas a parte preta escrita "intel celeron". Ao redor, há uns "cabinhos" que achamos
que são os transistores. Vamos confirmar com nosso professor e postaremos aqui o significado desta palavra logo!


Processo de Fabricação do Wafer “Virgem”O wafer é o principal elemento usado na fabricação dos chips. O wafer “virgem” é feito de silício puro, que é extraído da areia da praia. O wafer é criado através de um método chamado Czochralski, onde um pedaço de cristal de silício é colocado em uma vareta e então mergulhado em silício derretido. A vareta é suspensa e girada ao mesmo tempo, formando um grande cilindro de cristal de silício, também conhecido como lingote (ou “ingot”, em inglês).

O lingote resultante deste processo mede de um a dois metros de comprimento e pode ter até 300 mm de diâmetro (é daí que vem termos como “wafer de 300 mm”). O lingote é então “fatiado” em wafers. Esses wafers são polidos e enviados para a fabricação do chip. Em cima deste wafer “virgem” é que os chips serão fabricados.


Confira mais fotos e explicações mais afrofundadas sobre esse assunto neste site, do qual tivemos como fonte essas fotografias e algumas informações: http://turso.terra.com.br/showthread.php?p=3682782

OBS.: NESSA NOVA POSTAGEM SOBRE MICROPROCESSADORES, FALTOU CITAR ALGUMAS PARTES DE SUA CRIAÇÃO E OUTROS COMPONENTES FUNDAMENTAIS DESTA TECNOLOGIA. VAMOS TIRAR NOSSAS DÚVIDAS COM NOSSOS PROFESSORES E POSTAREMOS AQUI NOSSAS CONCLUSÕES.


Bom metabolismo pra você!



Como funciona o Windows (A Saga completa)


 Para ter uma ideia de como funciona o Windows!
Bom metabolismo pra você!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Ciclo da Água - A planta que ainda não sabemos o nome

Elementos usados para a realização da experiência:

* 01 vidro grande de conserva "vazio" e "limpo";
* 01 copo plástico pequeno ou médio;
* +/- meio vidro de terra fofa;
* 01 pedaço de plástico filme para tampar a boca do vidro;
* 01 elástico de dinheiro;
* 02 pés de mato completo (raíz e caule);

Modo de fazer:
1- Coloque a terra mais ou menos até 1/3 do vidro de conserva.
2- Corte a metade do copo plástico e cave um pequeno buraco com o tamanho do diâmetro do fundo do copo e coloque-o no buraco.
3- Cave outro buraco ao lado do copo, para plantar a planta. :)
4- Coloque água no copo cortado.
5- Pegue o papel filme e passe duas ou três vezes (camadas) na abertura do pote de conserva.
6- Termine lacrando-o com o elástico de dinheiro.
7- Deixe o vidro exposto a luz solar.

Objetivo:
Analisar o ciclo da água.

Como?
A água presente no copo plástico, com o calor vai evaporar e quando chegar na parte interna do vidro vai se condensar passando do estado gasoso para o líquido, fazendo uma chuva artificial. Assim esta água irá suprir a necessidade da planta que vai mandar a água novamente para a terra formando assim um ciclo da água.

Aqui vai algumas fotos da nossa experiência:


Chega de digerir por hoje. Bom metabolismo pra você!

Raios e Trovões

Nunca sabemos bem ao certo qual é a diferença de raios, trovões e relâmpagos. Sempre ouvimos falar:
- Viu aquele trovão que deu ali?
ou
- Ouviu o relâmpago que deu agora?


Todos falam, mas não sabem a diferença, acham que o significado dos termos são iguais.

Mas para tirar as suas dúvidas, a digestão do nosso conhecimento vai entrar em ação para te ajudar com um breve relatório.


Significado dos termos:

Relâmpago: é a luz e o calor que ficam em volta do raio.
Raios: são passagens de cargas elétricas.
Trovão: é o som que acompanha os raios e o ruído causado pelo deslocamento do ar.

Como acontecem os raios?

Os raios são descargas elétricas, onde nuvens estão carregadas de elétrons e se encontram com os prótons, que ficam na terra, então eles se atraem provocando o relâmpago (luzes) e trovões (som) que se expandem no espaço.
Eles ocorrem quando há a presença do vento (que faz com que a nuvem já existente cresça) e a diferença de temperatura (frio em cima e quente em baixo).

Os estágios:
* Formação
* Maturação (entre a formação e a dissipação, é a chuva e o aconteciomento dos raios)
* Dissipação (quando acaba)

Curiosidade: A cada 40.000 volts o raio avança 1 metro.

Tipos de raios:

Raios entre nuvens: Se forem de cargas diferentes elas se atraem formando o raio com luz e calor e se forem de cargas iguais elas apenas se repelem. 

Raios entre nuvens e solo:  Para acontecer um raio entre o solo e o "céu", o solo tem que estar positivo e a nuvem tem que estar negativa para acontecer a atração, pois cargas diferentes se atraem. Se o solo juntamente com a nuvem se encontrarem em cargas positivas, não acontecerá nenhum fenômeno, apenas a repulsão.

Curiosidade:
O ar é um isolante elétrico, ou seja, em condições normais, ele não permite a passagem de corrente elétrica, isso garante que duas nuvens carregadas estejam eletricamente isoladas uma da outra, por isso não ocorre raios a todo momento

Analise o exercício a seguir para compreender melhor este assunto.


Para explicar os fenômenos elétricos normalmente precisamos considerar o fato de que os elétrons possuem mobilidade. Assim descrevemos os processos através da movimentação desse elemento. Utilize essa ideia para desenhar a descarga elétrica e o sentido que ocorre entre:

1. As nuvens A e B:
Por serem de cargas diferentes elas se atraem formando o raio, com luz e calor.

2. A nuvem e o solo na região da árvore:
Não acontecerá nada, pois as cargas são iguais, ou seja, as duas são positivas e ocorrerá a repulsão.

3. A nuvem e o solo na região dos prédios:
Ocorre a atração da nuvem (negativa) com o solo (positivo) originando raios. Os para-raios* são interceptores que levam a descarga elétrica até o chão.

4. Cite dois motivos que fazem a região da árvore representada na ilustração ser propícia a ocorrência de acidentes elétricos duranto uma tempestade:
Primeiro por ela ser o objeto mais alto na região, pois os raios procuram o local mais perto para chegar ao solo mais rápido e segundo, por ela estar distante dos outros objetos.

*Para-raios:
Modelo de Franklin


"Os pára-raios são hastes metálicas que ficam conectadas a terra através de cabos condutores. Essas hastes são colocadas nos mais variados tipos de edifícios, criando um caminho para a passagem da descarga elétrica, ou seja, para a passagem do raio. Por ser um objeto de metal, a sua presença aumenta a possibilidade da ocorrência dos raios, assim sendo, é muito importante verificar se o pára-raio está montado corretamente e bem localizado, de forma que ele fique mais atrativo que os possíveis alvos que o raio pode encontrar durante uma descarga. O pára-raio foi uma invenção criada não para evitar os raios, pois esse é um fenômeno natural impossível de evitar, mas sim procurar um meio de desviá-los de qualquer possível alvo. Apesar de fazer proteção contra os raios, eles não garantem 100% de proteção contra as descargas elétricas, pois os raios são muito poderosos, o que deixa o local bem vulnerável aos possíveis danos causados pelas descargas."




Esperamos ter ajudado você! Chega de digerir por hoje. Bom metabolismo pra vocês e até a próxima!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

"Uma mente que se abre para uma nova ideia, jamais retorna ao seu estado original."
Albert Einstein