Os fungos são seres que podem ser uni ou pluricelulares, micro ou macroscópicos, eucariontes, são aclorofilados ( não possuem clorofila ), gostam de lugares quentinhos, úmidos e escurinhos, são todos heterótrofos, ou seja, não produzem seu próprio alimento, eles se alimentam através da absorção de nutrientes.
O corpo dos fungos pluricelulares é formado por filamentos, as hifas, que se agrupam formando o micélio responsável pela fixação e pela nutrição.
Como material de reserva energética, os fungos apresentam o glicogênio.
Os fungos, possuem importâncias ecológicas, econômicas e médicas. Formação de líquens (associação de mutualismo entre fungos e algas), fermentação alcoólica (como o nome já diz produz álcool) através do fungo denominado levedura e com a descoberta do fungo Penicillium chrysogenum (penicilina) vários antibióticos foram desenvolvidos para o combate às doenças humanas, são exemplos de cada importância dos fungos, respectivamente.
Além de nos beneficiarem, eles também podem nos prejudicar com alergias, como bronquites, asmas, rinites, micoses, sapinho e outras.
A reprodução dos fungos é apenas assexuada, mas nesse processo a uma "subreprodução" sexuada. É como se fosse sexuada dentro de assexuada. Essa reprodução ocorre por meio da esporulação. São produzidos esporos pelos esporângios e quando levados pelo ventos para outros locais, se fixam e germinam gerando novos fungos.
Nossa experiência aconteceu isso. Pegamos fatias de pão, molhamos elas, colocamos dentro de um saquinho plástico e deixamos em uma caixa no escurinho. Batemos fotos das fatias antes de serem colocadas na caixa. Vamos tirar outras fotos para mostrar o resultado final. Essa é a foto que temos:
As informações foram passadas, e mais fotos virão até o fim de julho. Beijinhos e...Bom Metabolismo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário