- Viu aquele trovão que deu ali?
ou
- Ouviu o relâmpago que deu agora?
Todos falam, mas não sabem a diferença, acham que o significado dos termos são iguais.
Mas para tirar as suas dúvidas, a digestão do nosso conhecimento vai entrar em ação para te ajudar com um breve relatório.
Significado dos termos:
Relâmpago: é a luz e o calor que ficam em volta do raio.
Raios: são passagens de cargas elétricas.
Trovão: é o som que acompanha os raios e o ruído causado pelo deslocamento do ar.
Como acontecem os raios?
Os raios são descargas elétricas, onde nuvens estão carregadas de elétrons e se encontram com os prótons, que ficam na terra, então eles se atraem provocando o relâmpago (luzes) e trovões (som) que se expandem no espaço.
Eles ocorrem quando há a presença do vento (que faz com que a nuvem já existente cresça) e a diferença de temperatura (frio em cima e quente em baixo).
Os estágios:
* Formação
* Maturação (entre a formação e a dissipação, é a chuva e o aconteciomento dos raios)
* Dissipação (quando acaba)
Curiosidade: A cada 40.000 volts o raio avança 1 metro.
Tipos de raios:
Raios entre nuvens: Se forem de cargas diferentes elas se atraem formando o raio com luz e calor e se forem de cargas iguais elas apenas se repelem.
Raios entre nuvens e solo: Para acontecer um raio entre o solo e o "céu", o solo tem que estar positivo e a nuvem tem que estar negativa para acontecer a atração, pois cargas diferentes se atraem. Se o solo juntamente com a nuvem se encontrarem em cargas positivas, não acontecerá nenhum fenômeno, apenas a repulsão.
Curiosidade:
O ar é um isolante elétrico, ou seja, em condições normais, ele não permite a passagem de corrente elétrica, isso garante que duas nuvens carregadas estejam eletricamente isoladas uma da outra, por isso não ocorre raios a todo momentoAnalise o exercício a seguir para compreender melhor este assunto.
Para explicar os fenômenos elétricos normalmente precisamos considerar o fato de que os elétrons possuem mobilidade. Assim descrevemos os processos através da movimentação desse elemento. Utilize essa ideia para desenhar a descarga elétrica e o sentido que ocorre entre:
1. As nuvens A e B:
Por serem de cargas diferentes elas se atraem formando o raio, com luz e calor.
2. A nuvem e o solo na região da árvore:
Não acontecerá nada, pois as cargas são iguais, ou seja, as duas são positivas e ocorrerá a repulsão.
3. A nuvem e o solo na região dos prédios:
Ocorre a atração da nuvem (negativa) com o solo (positivo) originando raios. Os para-raios* são interceptores que levam a descarga elétrica até o chão.
4. Cite dois motivos que fazem a região da árvore representada na ilustração ser propícia a ocorrência de acidentes elétricos duranto uma tempestade:
Primeiro por ela ser o objeto mais alto na região, pois os raios procuram o local mais perto para chegar ao solo mais rápido e segundo, por ela estar distante dos outros objetos.
*Para-raios:
Modelo de Franklin
Esperamos ter ajudado você! Chega de digerir por hoje. Bom metabolismo pra vocês e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário